sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Avós recuperam 101° neto sequestrado pela ditadura argentina


Por Carta Maior

Sequestrada por militares argentinos, Silvia Mónica Quintela deu à luz no cativeiro e acabou assassinada no centro clandestino de detenção Campo de Maio. Seu marido, Abel Pedro Madariaga, conseguiu sobreviver à ditadura militar e, ao voltar do exílio, incorporou-se ao movimento das Avós da Praça de Maio para procurar seu filho. Encontrou-o há poucos dias. O 101° neto encontrado chama-se Francisco Madariaga Quintela. O responsável pela "adoção" da criança sequestrada, o capitão aposentado e ex-carapintada Victor Alejandro Gallo, foi preso sexta-feira.

A Associação das Avós da Praça de Maio apresentou nesta terça-feira (23) numa coletiva de imprensa, todos os detalhes que permitiram recuperar o neto 101, que durante mais de trinta anos foi privado de sua identidade por seus apropriadores. Francisco Madariaga Quintela é filho de Silvia Mónica Quintela, sequestrada e assassinada no centro clandestino de detenção Campo de Maio. Seu pai, Abel Pedro Madariaga, conseguiu sobreviver e, depois de voltar do exílio, uniu-se à Associação das Avós para iniciar pessoalmente a busca de seu filho, no que constitui um caso inédito neste tipo de investigação. Enquanto isso, o responsável pela "adoção", o capitão aposentado e ex carapintada Victor Alejandro Gallo foi detido na última sexta-feira.

Silvia Quintela foi sequestrada pela ditadura militar na manhã de 17 de janeiro de 1977, em Florida, província de Buenos Aires, quando estava grávida de 4 meses. Às 9 e meia da manhã, enquanto caminhava pela rua Hipólito Yrigoyen em direção à estação de trem para encontrar-se com uma amiga, foi rodeada por três veículos. Um grupo à paisana que pertencia ao Primeiro Corpo do Exército jogou-a-a num dos Ford Falcon e levou-a para um local desconhecido. Silvia era médica e tinha nesse momento 28 anos; dedicava parte de seu tempo à militância na Juventude Peronista e a cuidar de pessoas carentes numa clínica em Beccar, em Buenos Aires. Seu companheiro, Abel Madariaga, secretário de imprensa e difusão da organização Montoneros, foi testemunha, mas conseguiu escapar. Nessa mesma tarde, outro grupo invadiu a casa da mãe de Silvia e lá a comunicaram que ela tinha sido detida.

Leia toda reportagem aqui

Avós recuperam 101° neto sequestrado pela ditadura argentina

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Manifestação pública contra o PL do Ato Médico e show de Zeca Baleiro

27 de fevereiro, a partir das 14h

Ibirapuera terá grande manifestação pública contra o PL do Ato Médico e show de Zeca Baleiro

O Senado Federal está a um passo de votar um projeto de lei que, se aprovado, representará um retrocesso para a Saúde.

O PL pretende tornar privativo da classe médica procedimentos realizados por outras profissões da área de Saúde (Psicologia, Biomedicina, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Serviço Social e outros), ignorando os avanços conquistados no atendimento multiprofissional de saúde e resultando em danos à população.
No próximo dia 27 de fevereiro será realizada uma manifestação pública na Arena de Eventos do Parque do Ibirapuera, na Capital. A manifestação inicia-se às 14 horas, com término previsto para 17 horas. O cantor e compositor Zeca Baleiro fará um show especial para o encontro.

Fique atento!

Além desta, haverá no dia 9 de março de 2010 manifestação nacional pela rejeição ao PL do Ato Médico. Estão sendo planejados local, horário e programação de cada evento. Acompanhe as notícias no site www.naoaoatomedico.org.br e veja também o vídeo produzido para a mobilização.

Participe!

Vamos nos manifestar pela rejeição do PL! Auxilie na divulgação e mobilização dos Psicólogos, alunos, professores, outros profissionais, usuários e demais interessados. Os psicólogos do Interior do Estado que quiserem participar podem entrar em contato com a respectiva Subsede para ter mais informações.

A Saúde Pública adverte: o Ato Médico faz mal à Saúde

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

1º Simpósio Multidisciplinar em Adolescência

Agência FAPESP – O 1º Simpósio Multidisciplinar em Adolescência será realizado nos dias 26 e 27 de março, em São Paulo.

Um dos objetivos do evento – cujo tema é “Um novo paradigma da saúde pública” – é agregar informações ricas e diversificadas sobre os adolescentes de diversas regiões brasileiras.

“Ética na pesquisa com adolescentes”, “A consulta de enfermagem em adolescentes”, “Hipertensão arterial em adolescentes e sua relação com hábitos e alimentação”, “Adolescentes com deficiência física” e “Equoterapia no adolescente com deficiência visual” serão alguns dos temas em debate.

Todos os participantes receberão certificado e um exemplar do livro Adolescentes: Uma Abordagem Interdisciplinar, de William Mallagutti e Ana Maria Amato Bergo, que será lançado durante o evento.

O simpósio será realizado no auditório das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), localizado na avenida Liberdade, 899, na capital paulista.

Mais informações: www.expansaoeventos.com.br/isa.htm, expansao.eventos@uol.com.br ou (11) 5081 -7718

Convite

O Núcleo SP da ABRAPSO realizará sua primeira reunião de 2010 no dia 12 de fevereiro, 6a feira, das 14h às 17h na PUC/SP, na Sala 500-C do Prédio Novo (Rua Monte Alegre, 984, Perdizes).

Esperamos encontrá-l@s! Sua presença é importante!

Abaixo, segue proposta de pauta. Sugestões de inclusão de ponto, podem ser enviadas para drieiko@yahoo.com.br

1) Informes - ENCONTRO ABRAPSO MACEIÓ: nova composição da Diretoria Nacional, Regional SP e Núcleos, deliberações da assembléia
2) Organização e funcionamento do Núcleo SP: participação, reuniões
3) Atividades para 2010 do Núcleo SP
4) Outros

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010