sexta-feira, 4 de maio de 2012

Saúde mental e justiça

Seminário: Balanço das políticas de saúde mental e juventude nas fronteiras psi-jurídicas
14 de Maio de 2012
Das 13h às 18h30
Local: PUC-SP /Campus Consolação
Rua Marquês de Paranaguá, 111
Consolação- São Paulo - SP
Objetivo: Promover a análise crítica das políticas de saúde mental do sistema socioeducativo privativo de liberdade e contribuir para a articulação interinstitucional e a formulação de parâmetros éticos, teóricos e técnicos que subsidiem proposições nesse âmbito.
PROGRAMAÇÃO
Credenciamento – 13h (Distribuição do Caderno Temático 12 – Políticas de Saúde Mental e Juventude nas Fronteiras psi-jurídicas)
Mesa 1 – das 13h30 às 15h30
AVALIAÇÃO DA POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL DO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO PRIVATIVO DE LIBERDADE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
· Representante do Grupo Interinstitucional: Apresentação do Seminário
· Fabiana Botelho Zapata – Defensora Pública do Estado de São Paulo. Tema: “Fronteiras psi-jurídicas e cuidados à saúde mental do adolescente autor de ato infracional”.
· Maria Elisa Silva Gibin –Juíza Coordenadora do Departamento de Execuções da Infância e da Juventude (DEIJ)–Tema: “A interface Saúde Mental e Sistema de Justiça: o ponto de vista do Poder Judiciário Paulista”.
· Décio Perroni Ribeiro Filho -Gerência de Assistência Psicossocial - Superintendência de Saúde da Fundação C.A.S.A. (Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente) - Tema: “A proposta de ações em saúde mental para adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa privativa de liberdade”.
· DEBATEDOR: Haroldo Caetano da Silva –Promotor de Justiça – Coordenador do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos (CAODH) - Ministério Público do Estado de Goiás e Idealizador do Programa de Atenção ao Louco Infrator (PAILI)
Mesa 2 – das 15h30 às 18h
Medida de Segurança Juvenil: o caso Unidade Experimental de Saúde
· Representante do caso UES: o jovem e sua rede de cuidado
· Roberto Tikanori – Coordenador de Saúde Mental do Ministério da Saúde – Tema: “A Reforma em saúde mental e os desafios na interface com a Justiça Juvenil”.
· Carmen Silveira de Oliveira – Secretária de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente/Secretaria Especial de Direitos Humanos (SPDCA/SEDH) – Tema: “Política de saúde mental para jovens privados de liberdade: diagnósticos e proposições da SPDCA/SEDH”.
· Reynaldo Mapelli Junior– Chefe de Gabinete da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo – Tema: Saúde Mental e Justiça Juvenil: diálogos e articulações“.
· Tatiane Cardoso - Membro do Grupo de Trabalho Intervenções exemplares da Associação Nacional do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente – Tema: ”O enfrentamento às práticas de continuum internamento no sistema de Justiça Juvenil“.
· DEBATEDORA: Tânia Kolker – Médica da Secretaria de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro e integrante da equipe Clínico Grupal “Tortura Nunca Mais - RJ”.
Plenária Final, Questões e Encaminhamentos – das 18h às 18h30
Organização Grupo Interinstitucional: CEDECA Interlagos; Conselho Regional de Psicologia de São Paulo; Núcleo de referência em atenção à adolescência e à juventude da clínica psicológica (NURAAJ) do Instituto Sedes Sapientiae; Defensoria Pública do Estado de São Paulo; Equipe de Psicologia do Fórum das Varas Especiais de Infância e Juventude; Mestrado Profissional Adolescente em Conflito com a Lei da UNIBAN; Núcleo de Pesquisa Lógicas Coletivas e Institucionais do Programa de Estudos Pós- Graduados em Psicologia Social da PUC-SP.
Atividade parte da “Semana da Luta Antimanicomial: Em nome da proteção e do cuidado, que formas de sofrimento e exclusão temos produzido?” promovida pelo CRP SP.
Para se inscrever, acesse a página eletrônica: http://www.crpsp.org.br/lutaantimanicomial/em ‘Inscrição’
Mais informações:Departamento de Eventos do CRP SP Fone:(11) 3061-9494 ramais 137, 151 e 317

Nenhum comentário:

Postar um comentário