terça-feira, 10 de abril de 2012

“DA POSITIVIDADE DOS NÓS”: EXPERIMENTOS EM PESQUISAS PÓS-CONSTRUCIONISTAS

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
PROGRAMA DE ESTUDOS PÓS-GRADUADOS EM PSICOLOGIA SOCIAL
NÚCLEO DE ESTUDOS EM PRÁTICAS DISCURSIVAS E PRODUÇÃO DE SENTIDOS
End.: Rua Monte Alegre, 984. Perdizes. 05014-901 - São Paulo-SP - Brasil
Fone/fax: (011) 3670 8520 E-mail: pssocial@pucsp.br

Do objetivo:
O objetivo principal deste evento é discutir aportes teórico-metodológicos gerados pelos novos campos de experimentação emergentes nas práticas de pesquisa pós-construcionistas. Como enunciado no próprio título do evento, a proposta não é “desfazer os nós” que surgem nas experimentações em pesquisa, mas usá-los como substrato para tessituras epistêmicas e ontológicas em Psicologia Social. Interessa problematizar as questões que dizem respeito aos modos de produção de saber, sua
circulação e formas de escrita que, sem deixar de ser científicas, dialogam com vertentes narrativas provenientes de outras áreas disciplinares.

De como funcionaremos:
Conversações a partir de provocações compostas por reflexões teóricas e experimentos de pesquisa apresentados por pesquisadores/as e debatidas pelo Prof. Dr. Lupicinio Iñiguez, Catedrático da Universidade Autônoma de Barcelona.
Visando a multiplicidade e colaboração, as pesquisas debatidas serão relatadas por não autores, de modo que estes se fazem presentes, mas no lugar de debatedores, compondo o que, de empréstimo à Donna Haraway (1994), chamamos de “jogo de cama de gato”.

PROGRAMAÇÃO
25/04/2012
Primeira sessão (09h00min as 12h00min)
CAT’S CRADLE: COMPARTILHANDO NÓS
Abertura e conversação sobre os campos-tema dos pesquisadores
presentes no ciclo de debates tendo como eixo os nós encontrados em suas
experimentações.
Abertura
Profa. Dra. Mary Jane Spink
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Prof. Dr. Lupicinio Iñiguez
Universidade Autônoma de Barcelona
Provocação às conversações
“Cat ' s cradle is a game for nominalists like me who cannot not desire what we cannot possibly have. As soon as possession enters the game, the string figures freeze into a lying pattern. Cat's cradle is about patterns and knots; the game takes great
skill and can result in some serious surprises. One person can build up a large repertoire of string figures on a single pair of hands; but the cat's cradle figures can be passed back and forth on the hands of several players, who add new moves in the
building of complex patterns . Cat's cradle invites a sense of collective work, of one person not being able to make all the patterns alone. One does not "win" at cat's cradle; the goal is more interesting and more open-ended than that (Haraway, 1996,
p. 69-70)”.

Segunda sessão (14h00min as 18h00min)
MÚLTIPLAS FONTES EM PESQUISA: TRABALHANDO A COMPLEXIDADE
Debate sobre experimentos em pesquisa com múltiplas fontes, tendo como
eixo de discussão a consideração das complexificações.
Provocação às conversações
“(...) esquemas racionais de classificação reduzem a complexidade, pois ordenam, dividem, simplificam e excluem; eliminam as nuances de cinza entre o branco e o preto. O efeito do ordenamento não reduz apenas por expulsar a anomalia ou o indesejável para as margens; ele oferece a ilusão de que nele todas as relações podem ser explicadas. Porém, outros modos de lidar com a diversidade podem ser propostos.
John Law e Annemarie Mol (2002), aliando-se a todos aqueles que recusam a tendência a simplificar a realidade, perguntam-se: o que é a complexidade e como podemos lidar com ela em nossas práticas de produção de conhecimento? (Spink, M., 2010, p.46).”

26/04/2012
Primeira sessão (09h00min as 12h00min)
MODOS DE ESCRITA: DE ONDE VÊM AS NARRATIVAS? PARA ONDE VÃO?
Discussão sobre modos de escrita pós-construcionistas que dialogam com aportes narrativos provenientes de outros campos disciplinares, colocando questões quanto à construção dos selves, da autoria e do que, ao ser redigido, adquire ou não existência como real e/ou ficcional. 
Provocação às conversações
“Quite usted la medida. Las letras no son sólo corno en el alfabeto Morse, puntos, guiones. También son unos abiertos, cerrados, trazos intermedios, nudos, bordes, grafos en general. Esta es la topología. El tejedor, yo ya lo sabía, es un artesano pre-geométrico. Pero también lo es el escriba de cursivas (Serres, 1991, p. 179)”.
“Los académicos interesados en las narrativas están claramente divididos sobre la cuestión del valor de verdad: muchos sostienen que las narraciones tienen el potencial de portar la verdad, mientras que otros argumentan que las narraciones no reflejan sino que construyen la realidad. La primera perspectiva ve a la narración como promovida por los hechos, mientras que la segunda generalmente sostiene que la
narración organiza a los hechos o incluso los produce. La mayoría de historiadores, biógrafos y empiristas comprensiblemente hacen hincapié en las posibilidades de la narración de portar la verdad (Gergen, 2007, p. 157).”
 
Segunda sessão (14h00min as 18h00min)
MESS IN RESEARCH: PRECISAMOS MESMO DE MÉTODO?
Reflexões sobre a as ontologias políticas colocadas em ação quando empregamos o termo método para falar das nossas formas cotidianas de fazer pesquisa, bem como sobre experimentações e impasses quando tentamos ou logramos abandonar este uso.
Provocação às conversações “?Que es le método científico? ?Qué es el método experimental? La pregunta no esta correctamente planteada. ?Por qué debería haber el método de la ciencia? No hay una única manera de construir una casa, o incluso de sembrar tomates. No deberíamos esperar que algo tan abigarrado como el crecimiento del conocimiento este atado a una metodología (Hacking, 1996, p. 180).”
“These, then, are issues of ontological methodology. Their particular form reflects my own concerns and agendas. Enactment, multiplicity, fluidity, allegory, resonance, enchantment, these have been some of my keywords as I have explored what I have called method assemblage. But my object has been to provoke debate about methods
rather than imposing a new orthodoxy. It is like this. If realities are enacted then many of the methodological certainties of the social and the natural sciences are undone and we need debate about what follows. Concern with the truth will not and should not go away. But the distinction between truths and other goods is at best pragmatic. All sorts of assemblages resonate to produce truths in one way or another.
And our methods are implicated in other goods, political, aesthetic, spiritual, inspirational, or personally passionate (the list is not complete) (Law, 2004, p. 155).”

Organização:
Profa. Dra. Mary Jane Spink
Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Profa. Dra. Dolores Galindo
Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea
Universidade Federal de Mato Grosso

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