domingo, 14 de junho de 2009

Desafios para a Psicologia Social: Repensar São Paulo

O governo de São Paulo continua apresentando obras bilionárias cujo objetivo é melhorar o fluxo dos milhões de veículos que circulam diariamente pelas ruas da capital. Sem sombra de dúvidas, se essa verba fosse destinada a investimentos em transporte coletivo público, em outros meios de locomoção – inclusive calçadas decentes – teríamos a solução para a imobilidade que vivemos na cidade.

Quando gritamos por verba para educação, transportes e até lazer de qualidade, o argumento é sempre a falta de verba. O que ocorre, então para que sempre haja verbas para a construção de túneis, pontes e “adequações viárias” BILIONÁRIAS?!

Além disso, ainda que tiv~essemos infinitos recursos, é notório que não é o aumento do número de vias que solucionará os problemas de mobilidade na cidade. O trânsito se deve a muitos outros fatores, dentre os quais se destacam a concentração de demanda por serviços, a marginalização das moradias populares e ao próprio planejamento viário que destrói a cidade, hostilizando os cidadãos que dela queiram – ou precisem – fazer parte.

Por isso, vamos discutir esse aspecto das obras viárias apresentadas pelos governos Estadual e Municipal, questionar a verdadeira moeda de troca das empreiteiras e os “favores” à indústria automobilística.

*encontrado em Ecologia Urbana

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