quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Pra roda da vida em 2012!

Treino não é o que você faz quando é bom. Treino é o que faz você ser bom.

2012

Por Christian Ingo Lenz Dunker, psicanalista, professor livre-docente do Instituto de Psicologia da USP.

No fim de todo ano vivemos um período de exceção. Suspende-se a batalha, a luta. O cotidiano de trabalho, as tarefas domésticas e os encargos com a sobrevivência se convertem em trégua. É possível fazer um paralelo com uma situação ocorrida no século passado. Quando terminou a Primeira Guerra Mundial e muitos soldados retornaram para casa, suas famílias e amigos, ou o que restava deles, aguardavam intensamente o reencontro. Contrariando as expectativas, os soldados voltaram profundamente silenciosos. Não havia nada a contar, eles estavam empobrecidos – sem possibilidade de transmitir suas experiências. Sobreviver a uma guerra, ainda mais de tais proporções, deveria ser uma aventura que pudesse ser convertida em uma boa história: triste, sofrida ou heroica, tanto faz, desde que fosse umanarrativa capaz de transmitir e integrar fragmentos de sentido à comunidade de origem da qual a pessoa partiu. Mas não foi isso o que se verificou.

Havia relatos e descrições – mas tais fatos e informações, por si sós, não são suficientes para construir boas histórias. Uma nova forma de miséria tinha sido inventada: o sofrimento moral da guerra fez surgir a miséria narrativa, a morte do desejo ou das condições para compartilhar tais experiências simbolicamente. Se o final do ano pode ser comparado a uma trégua, ele nos convida a enfrentar o mesmo dilema dos soldados que retornavam. Como contar a história do que se passou?

Essa questão levou o pensador alemão Walter Benjamin à importante distinção entre a vivência (Erlebnis) e a experiência (Erfahrung). Ele notou que um conjunto de vivências, intensas ou banais, não constitui necessariamente uma experiência. De fato, o progresso da técnica – principalmente da que se instala em nosso cotidiano – torna mais fácil a produção de vivências. Chamemos esta sensação de “efeito internet”, ou seja, a sensação psíquica de que tudo está mais rápido, mais acessível e prático: viajar, comprar, namorar, transar, comunicar, trabalhar, saber. Ao mesmo tempo, como acontece com aquilo que se massifica, tudo parece mais banal, vazio e pobre: “Conheça a Europa em sete dias, visite dez capitais!” Resultado: muitas vivências, nenhuma experiência. Voltamos da viagem, no máximo, com uma coletânea de fotos e fatos que tendem a se misturar de forma homogênea e decepcionante. A vivência é a verticalização das sensações, o que as torna efêmeras e individuais. Quem já jogou videogame por mais de cinco horas consecutivas sabe da estranha sensação de solidão que sobrevém ao fim da maratona. A experiência (Erfahrung), ao contrário, é uma horizontalização das sensações, ela nos liga aos outros em uma espécie de dilatação do tempo. Experimente passar as mesmas cinco horas conversando apaixonadamente com sua namorada. Parece que se passou bem menos tempo e, mesmo depois que vocês se separam, a imagem da pessoa amada fica ainda presente em sua memória. A ausência se transforma na presença relembrada das palavras que ficam ressoando e, muitas vezes, nos leva ao impulso de compartilhar o que recebemos. Mesmo sozinha a pessoa não se sente só. Como ocorre quando escutamos uma boa piada ou uma história significativa, somos levados a partilhá-las com os outros, extraindo de seu relato o prazer adicional da transmissão.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Agora é memória.

Já voltei para terra brasilis, mas o interessante é revisitar as memórias, ainda sentir as marcas no corpo, as lembranças na alma. Acho que isso acontece com quase todo mundo que precisa voltar. Saber ir é importante, mas poder voltar é fundamental. Alguém falou isso em algum lugar... Das histórias que conto uma das que já vi surpreender meus paisanos é a da luta livre mexicana. Até mascara de lutador eu tenho!hehehe O que acontece não é apenas o teatro, a ilusão da confusão, a mágica do combate. Tudo tem que ver com o público. Na luta livre mexicana o espetáculo mesmo é feito pelo público. É uma mistura de estádio de futebol, arena de gladiadores e teatro circense quase inimaginavel para quem não é de lá. Quer aprender a falar espanhol? esqueça as classes na escolinha de idiomas. Vai para Arena México! Quer ver o paradoxo mexicano? Conheça os lutadores e seus bairros de origem. Tenho certeza que quem vai até a Ciudad de Mexico e não vai as lutas não sabe o que significa ser chilango. É como ir ao Rio e não beber uma na Lapa ou Cinelândia. É estar em São Paulo e não ter ideia de onde fica a 24 no centro ou a pizza do bixiga. Fica faltando... Vai então mais algumas fotos das minhas idas a catedral da luta livre: Arena México e uma sequencia de lutas do Mistico só pra terem uma idéia do que estou falando .





domingo, 18 de dezembro de 2011

Viva México Cabrones!

Não há muito que dizer agora sobre o México. Fui falando com o tempo, compartilhando imagens e impressões de uma das terras mais lindas que conheci. Agradeço pelo encontro com essa gente, com esse povo lindo e tão guerreiro. Gracias a la vida! Gracias México! Agora estou realmente convencido que não existem fronteiras na América Latina. Nunca parti de um lugar com tanta certeza de saber que vou voltar como aconteceu agora. Num rato regreso carnales! As fotos são da despedida. Pinches locos!









domingo, 11 de dezembro de 2011

sábado, 10 de dezembro de 2011

Luto

Obrigado Mestre João Pequeno!
Olá amigos e camaradas!!! Esta sendo um momento muito difícil!!!Mais O MESTRE JOÃO PEQUENO PASTINHA esteve sempre nos preparando, com muita simplicidade, humildade, amor e o que ele mais tem, PAZ... A paz do MESTRE JOÃO PEQUENO DE PASTINHA é o que ele transmitiu para todos ao seu redor, Venho também informar que o SEPULTAMENTO SERÁ NO DIA 10/12 NO CEMITÉRIO BOSQUE DA PAZ NO BAIRRO DE NOVA BRASÍLIA depois do Barradão começa a cerimônias as 10hs da manhã o enterro será as 16hs da tarde. NANI DE JOÃO PEQUENO( CRISTIANE MIRANDA)
SALVADOR, 10 DE DEZENBRO DE 2011

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Nada é tão ruim que não possa piorar.

As vezes pensamos que a coisa não pode ficar pior. O tragicómico é que sim, pode. O povo brasileiro sofre a muito tempo com uma classe política profissional que em sua grande maioria não se interessa por ele e faz da política institucional e partidária um meio de garantir seus negócios e interesses privados. No México não é muito diferente. Em 10 anos, as últimas gestões em esfera federal transformaram o país, que já era suficientemente fodido, em um lugar mais fodido ainda. Vicente Fox assinou a sentença de morte e Felipe Calderón, depois da fruade para ser eleito, deu o quase golpe fatal. O México agoniza e se debate em desespero diante de um projeto de nação que está quase morto. O Estado mexicano hoje é um corpo moribundo prestes a ser sepultado antes do último respiro. Exemplo disso é a própria visão fatalista e trágica que grande parte do povo mexicano tem sobre seus representantes e a maquina do estado absolutamente dominada por máfias e quadrilhas. Bom, existia até pouco tempo atrás um movimento que tinha na figura de Obrador uma possibilidade de mudança, mas a coisa não é mais como antes... isso é assunto pra outra hora. Agora eu deixo com vocês uma participação mais que sinistra do pré-candidato do partido revolucinário intitucional (PRI)(que derevolucionário não tem nada!) a presidencia conhecido como Peña Nieto na feira do livro internacional de Guadalajara na semana passada. Falei que iria comentar mais sobre o norte do México, lembram? Perguntaram ao candidato quais foram os três livros que mais lhe influenciaram. O cara de pau primeiro cita a Bíblia da maneira mais medíocre possível; depois La Silla del Águila, que atribuiu autoria ao escritor Enrique Krauze quando é obra de Carlos Fuentes; e por último um "eu não lembro" pra fechar com chave de ouro. Realmente, nada está tão ruim que não possa piorar.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

III Coloquio Afroamérica

UNIVERSIDAD NACIONAL AUTÓNOMA DE MÉXICO (UNAM)

CENTRO DE INVESTIGACIONES SOBRE AMÉRICA LATINA Y EL CARIBE (CIALC)

SOCIEDAD DE ESTUDIOS CULTURALES NUESTRA AMÉRICA (SECNA)

PROYECTO PAPIIT IN 402610:

“AFROAMÉRICA. APORTES AFRICANOS A LAS CULTURAS DE NUESTRA AMÉRICA”, y su

SEMINARIO AFROAMÉRICA. APORTES AFRICANOS A LAS CULTURAS

DE NUESTRA AMÉRICA

INVITAN

III COLOQUIO AFROAMÉRICA

“2011 Año Internacional de los Afrodescendientes.

Resistencia, visibilidad, reivindicación y respeto a la diferencia”


7, 8 y 9 de Diciembre de 2011

Auditorio Mario de la Cueva, piso 14,

Torre II de Humanidades

Se otorgará constancia de asistencia

Entrada libre y sin registro previo

No olviden visitar nuestro blog:

www.afrocialc.blogspot.com

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

O 2 DE DEZEMBRO E O MICRÓBIO DO SAMBA

por Nei Lopes

Micróbio é bactéria, protozoário, fungo patogênico. Então, é preciso ter cuidado. Pode tirar a graça, o sincopado, o miudinho, o bolebole das cadeiras. E ficar só aquele bumbo chato, batendo lá na frente. Dito isso, vamos ao que interessa:

Qualquer discussão sobre samba tem que começar com a separação da forma tradicional (que é transmitida oralmente através dos tempos, sendo quando muito, objeto apenas de registros de pesquisadores) e essa produzida em escala industrial e difundida pelos meios de comunicação de massa.

Até os primeiros anos da década de 1960 – quando a bossa-nova ainda era chamada pelos pesquisadores de “samba moderno”, e a sigla MPB ainda não tinha sido inventada -- o chamado “samba de morro” (hoje, “samba de raiz”) ainda configurava uma “cultura”, ou seja, comportava um conjunto de traços distintivos, herdados da tradição. O sambista tinha vestuário, fala, gestual, comportamento, hábitos etc. bem característicos. E o samba era expressão artística no sentido mais amplo, envolvendo criação e performance, inclusive coreográfica.

Tudo isso foi se enfraquecendo na medida que os núcleos e redutos do samba se modificavam, com o distanciamento das escolas de suas comunidades, com o primado do espetáculo em detrimento do espírito associativo. E aí até a dança foi esquecida.

O pessoal das velhas-guardas, num saudosismo melancólico, ainda tenta organizar almoços, passeios, visitas, como nos outros tempos. Mas, na sociedade atual, nada se faz senão visando o retorno financeiro. Então...

Sobre a exclusão do samba do universo definido pela sigla MPB, achamos que é resultado de uma estratégia de mercado que infelizmente deu certo. Por quê um samba cantado por um artista alinhado ao pop internacional vira “MPB”? Por quê um samba feito por um compositor negro e pobre é recebido de maneira diferente daquela que é recebido o de um compositor pertencente a uma família patriarcal ou burguesa ? Por quê o repertório da bossa-nova (“Só danço samba”; “Samba do avião”; “Samba de uma nota só”, etc) não é efetivamente reconhecido como samba?

Na minha visão, tudo isso é principalmente fruto do incômodo que o protagonismo negro ainda causa. E ocorre para que o samba, enquanto cultura, fique restrito à Bahia. E, no Rio, seja apenas uma música carnavalesca, de difusão restrita ao mês de fevereiro e à “avenida” Marquês de Sapucaí. Ou uma música de botequim. Ou, ainda, uma forma diluída, vazia, cada vez mais próxima do pior pop internacional.

**

Dito isto, ergamos um brinde (consciente) pelo “Dia Nacional do Samba”.

Guadalajara p/b

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

O som de Los Tigres del Norte

Possivelmente o grupo musical mais conhecido no México hoje seja Los Tigres del Norte. Originários de Sinaloa, mas consolidados em San José, Califórnia, sempre tocaram o estilo regional do norte do México mais conhecido como norteño. Praticamente uma unanimidade de norte a sul, entre ricos e pobres, gente da cidade e campesinos, inclusive já bastante vistos fora do México também. Foram sendo conhecidos por suas letras e referencia a vida de narcotraficantes, estilo esse chamado de narco corrido. São relatos reais ou imaginários (quem garante?) repleto de feitos heróicos, com personagens destemidos, astutos, com muitas mortes, balas e armas pra nenhum gangsta rapper duvidar. A coisa do narco corrido é de certa maneira uma consequência dos corridos cantados a mais de um século sobre o sempre existente contrabando na fronteira México-EUA. Los Tigres não tiveram uma e nem duas canções proibidas de serem executadas publicamente e sim uma dezena, exatamente por terem essa ligação com o imaginário narco traficante que impera em muitos lugares do norte mexicano. Tornaram-se porta voz de uma vida dificíl e marginal entre chicanos nos EUA e nas últimas décadas começaram a ser reverenciados em território mexicano também. Aqui três canções de diferentes momentos. A primeira, Contrabando y traicion, exatamente um clássico desse estilo narco corrido dos anos 70. Depois um pout pourri de corridos proibidos para se ter uma idéia de que aqui no México falar de quadrilhas, corrupção, narcos, mortes, armas e tudo mais é feito ao som do ritmo "caipira local"! A montagem do vídeo está realmente divertidíssima, feita entre cavalos, chapéus de cowboys e muitas, mas muitas balas. A terceira, Somos más americanos, uma canção belíssima sobre a relação com os Estados Unidos numa versão para a MTV no ano passado que conta com a participação do vocalista do Rage Against de Machine.