quarta-feira, 12 de outubro de 2011

El dia del maíz.

Dia 29 de setembro foi dia do maíz. O milho é cultivado no México a pelo menos 9000 anos. Originário da Mesoamerica hoje é o cereal mais cultivado no mundo, superando o arroz e o trigo, existindo uma enorme variedade quanto a cor, composição, textura, formas de cultivo, etc. O México vem nos últimos anos vivendo enormes desafios quanto ao cultivo, distribuição e consumo de milho. São mais de 60 tipos atualmente ameaçados. Esse que é o principal alimento do país, já não produz quantidade suficiente para seu próprio povo: falta de políticas agrárias adequadas, apoio insuficiente para o pequeno produtor, favorecimentos as multinacionais, sementes transgênicas, economia predatória, entre outros fatores, vão transformando o México refém do milho estrangeiro e dos interesses internacionais.
Os povos pré-hispanicos por séculos aprenderam inúmeras composições do milho para adequá-lo as diferentes regiões. Do milho nada se desperdiça: é comida, é utensílio, é arte, é adubo. Muitas formas o maíz é cultivado e cultuado, mas nos últimos anos o dia 29 de setembro ganha força enquanto celebração nacional. Teve inicio no ano de 2007. Encabeçada pela campanha Sin Maíz No Hay Pais o principal objetivo é debater a importância do milho para a cultura mexicana e a necessidade de um país sem alimentos transgênicos respeitando sua soberania alimentar.
Estive no município de Mazatlán Villa de Flores, na Mazateca Alta, Oaxaca, durante toda a semana do dia 29. A convocatória foi feita pela rádio comunitária Nandhia, mas organizado totalmente com a participação popular. Uma dia de música, teatro, informação, protesto, debates e claro, muito maíz! Abaixo imagens da preparação e do festival.
Todos participam.
Trabalho comunitário
Afinal, ninguém é de ferro...
El Maíz
A (contra) informação
O baile
O sagrado
A clássica geração
A nova geraçãoA poesia e a pipoca
Atuação, arte e resistência

2 comentários:

  1. pois é, a importância do maiz para o méxico vai para além de um simples alimento! é sagrado! diversas nações indígenas que aqui em "méxico" sempre habitaram contam em suas histórias que o homem e a mulher vieram do maiz, inclusive os nobres tinham a cabeça com o formato de maiz, ao nascer, propositalmente "modulavam" a cabeça do bebê para que ficasse com forma de maiz, e apenas os nobres tinham esse direito!Sin maiz no hay pais! es cierto! já diziam os ancestrais, esse povo aqui, vem do maiz!

    ResponderExcluir
  2. Amo milho!!! amo, amo... e maíz é uma das palavras mais lindas em espanhol! Estas fotos tem um colorido de Frida Khalo... delícia!! obrigada! bjs

    ResponderExcluir