segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Dia de muertos por Coyoacan. parte 3

Essa é a última parte com imagens sobre Coyoacan e seu dia de muertos. Começamos com a linda e distinta dama conhecida por Catrina. Com certeza uma das imagens mais populares no México e muito presente em el dia de muertos. Por absoluta falta de vergonha na cara, reproduzo algumas informações básicas desse ícone retiradas do oráculo Wikipédia.
La Catrina de los toletes, na cultura popular mexicana, é a representação humorística do esqueleto de uma dama da alta sociedade. A palavra catrina é a variante feminina da palabra catrín, que significa dândi em espanhol. O personagem se caracteriza como um esqueleto de mulher usando um chapéu, como distintivo da alta sociedades do início do século XX e tem uma função dememento mori destinado a lembrar que as diferenças sociais não significam nada, diante da morte.
Muito popular na época de Posada, o personagem tornou-se um dos principais símbolos das manifestações artísticas do dia de Finados no México e da cultura mexicana em geral, após a descoberta da obra de Posada pelo artista ehistoriador da arte, pouco depois da Revolução Mexicana. La Calavera de la Catrina foi então reproduzida e tornou-se símbolo da renovação indigenista da arte mexicana. Assim, la Catrina aparece na pintura mural de Diego Rivera denominada Sueño de un domingo por la tarde en la alameda que contém outras imagens de Posada. Além do seu uso como imagem, ela foi também interpretada em outras formas artísticas, dentre as quais a escultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário