quinta-feira, 23 de junho de 2011

Identidade, Branquitude e Negritude: contribuições para a Psicologia Social no Brasil

PARTICIPEM DA SELEÇÃO DE ARTIGOS PARA O LIVRO:

Identidade, Branquitude e Negritude: contribuições para a Psicologia Social no Brasil

O Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT) torna público o presente Edital e convida psicólogos/as, pedagogos/as, educadores/as e demais profissionais de áreas afins a submeterem artigos para a seleção de trabalhos que serão publicados no livro Identidade, Branquitude e Negritude: contribuições para a Psicologia Social no Brasil.

Este livro seguirá a mesma trilha e dará continuidade à iniciativa realizada em 2002 do livro Psicologia Social do Racismo. Este livro constituiu um marco importante na produção de conhecimento da Psicologia Social no Brasil, contribuindo inclusive para estimular avanços dentro desta área nos últimos 10 anos. A proposta do livro Identidade, Branquitude e Negritude: contribuições para a Psicologia Social no Brasil é retratar parte desses avanços. Para cumprir este propósito este edital foi concebido com intuito de selecionar artigos que representem a diversidade e multiplicidade de trabalhos e pesquisas na área da Psicologia Social, destacando especialmente suas interfaces com a Educação.

O livro Identidade, Branquitude e Negritude: contribuições para a Psicologia Social no Brasil tem como objetivo ampliar a discussão sobre a problemática da Identidade, Branquitude e Negritude a partir de textos que possam representar avanços teóricos, metodológicos e práticos na área da Psicologia Social. Serão selecionados 15 artigos que possam compor um retrato da pluralidade teórica, investigativa e prática em torno da problemática supracitada no contexto brasileiro. A publicação terá, entre outros critérios, um modo regionalizado de seleção dos artigos em que as cinco regiões do país possam estar representadas no referido livro e dentro de um critério de proporcionalidade entre as três categorias de artigos (Relatos de Experiências Profissionais, Relatos de Pesquisas e Estudos Teóricos/Ensaios), levando-se em conta o número de iniciativas inscritas.

Para mais infos aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário