A pesar das mobilizações em várias partes do mundo, Troy Davis foi executado no presídio da cidade de Jackson, capital do estado de Georgia, EUA - onde ficou preso por 20 anos condenado a pena de morte. Em uma noite de 1989, o policial Mark McPhail socorria um morador de rua que estava sendo espancado quando recebeu um tiro letal. Troy Davis, que estava no local, foi detido e condenado. Na época, não foi apresentada nenhuma prova material e, passado o tempo, sete das nove testemunhas que acusaram Troy disseram ter se arrependido pelo voto e contaram que, na época do julgamento, foram pressionadas por policiais para depor contra Troy. Entre as duas testemunhas que não mudaram de opinião, está Sylvester Coles, sujeito que denunciou Troy à polícia no dia do assassinato. Outras nove testemunhas afirmam ser Coles o verdadeiro autor dos disparos. Desde os anos 70, a justiça americana executou cerca de 820 pessoas e mantem mais de 3.500 esperando no corredor da morte.
Troy era negro e por isso foi, desde o início, o maior suspeito no caso do assassinato do policial McPhail. Praticamente 40% dos condenados a morte nos EUA são negros, apesar de representarem apenas 13% da população total do país. Esses números fazem parte do quadro amplo do extermínio de negros em todo o mundo e refletem um presente marcado pelo racismo. Racismo esse que tem sido negado pela elite branca de vários países, inclusive o Brasil, onde se vira a história de ponta cabeça e passa a se acusar os próprios negros organizados de cometerem atos racistas ao denunciarem as opressões e lutarem para por fim a elas. Troy Davis não será a primeira nem, infelizmente, a última vítima. Mas a luta não acabou na noite de ontem, a morte de Troy será vingada na luta pela justiça.
Leia o último comunicado escrito por Troy Davis:
"Quero agradecer a todos vocês por seus esforços e dedicação aos Direitos Humanos e à Gentileza Humana, no ano passado eu experimentei tanta emoção, alegria, tristeza e fé sem fim. É pelo esforço de todos vocês que hoje eu estou vivo, quando olho para minha irmã Martina maravilho-me com o amor que ela tem por mim e, é claro, me preocupo com ela e com sua saúde, mas como ela me diz ela é a mais velha e não vai recuar desta luta para salvar a minha vida e provar ao mundo que eu sou inocente deste crime terrível.
Quando vejo minhas correspondências vindas de todo o globo, de lugares sobre os quais jamais sonhei que saberia alguma coisa a respeito, e pessoas falando línguas e expressando culturas e religiões que eu apenas poderia sonhar de um dia ver em primeira mão. Sinto-me humilde na emoção que enche meu coração com uma Alegria irresistível e abundante. Não consigo nem explicar o florescimento da emoção que sinto quando tento expressar a força que ganho de todos vocês, ela compõe minha fé e me mostra uma vez mais que este não é um caso sobre a pena de morte, este não é um caso sobre Troy Davis, este é um caso sobre Justiça e o Espírito Humano de fazer a Justiça prevalecer.
Não posso responder todas as cartas mas eu leio todas, não posso ver todos vocês mas posso imaginar seus rostos, não posso ouvi-los falar mas suas cartas me levam aos confins do mundo, não posso tocá-los fisicamente mas sinto seu calor todos os dias em que eu existo.
Então obrigado a vocês e lembrem-se que estou num lugar onde a execução pode apenas destruir sua forma física, mas, por causa da minha fé em Deus, em minha família e em todos vocês eu tenho sido livre em espírito por algum tempo e não importa o que aconteça nos próximos dias e semanas, este Movimento para dar fim à pena de morte, para buscar a verdadeira justiça, para expor um sistema que falha em proteger o inocente, deve ser intensificado. Há tantos outros Troy Davis. Esta luta para dar fim à pena de morte não é ganha ou perdida através de mim, mas através de nossa força para seguir em frente e salvar cada pessoa inocente presa ao redor do mundo. Precisamos desmantelar este sistema Injusto cidade a cidade, estado a estado e país a país.
Mal posso esperar para Erguer-me com vocês, não importa se em forma física ou espiritual, um dia eu anunciarei:
"EU SOU TROY DAVIS, e eu SOU LIVRE!"
Nunca Parem de Lutar por Justiça e Nós Ganharemos!"
*encontrado CMI