quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Em 2012 a bolsa de mestrado será inferior a 2 salários! Participe da campanha: Reajuste de Bolsas Já

A ANPG lhe convida a participar da Semana Nacional de Mobilização pelo Reajuste de Bolsas Já! A ideia é realizar ações nas universidades, além de promover forte divulgação pelas redes sociais em prol do reajuste imediato do valor das bolsas de mestrado e doutorado. Participe!

O Brasil vive um momento de muitas possibilidades. Temos o desafio de construir dois grandes eventos esportivos mundiais e descobrimos uma riqueza natural imensa, o pré-sal, que deve ser utilizada para o desenvolvimento do país com a participação de todo o seu povo neste processo. A educação e a pesquisa científica devem ser entendidas como instrumentos essenciais para o melhor aproveitamento desta janela histórica de possibilidades e desafios.

Defasagem

A defasagem histórica das bolsas levou a uma situação de diminuição do benefício ao longo dos anos, o que pode ser constatado analisando a trajetória do valor das bolsas em comparação a qualquer índice nacional (IPCA, salário mínimo, etc.). O governo Dilma até agora não deu nenhuma sinalização de pôr fim ao congelamento. É nosso papel pressionar.


Ações da Semana pelo Reajuste de Bolsas Já

Nesta semana de 19 a 23 de setembro, convocamos todos(as) os(as) pós-graduandos(as) brasileiros(as) a se incorporarem à coleta de assinaturas do abaixo-assinado e a realizarem ações nas universidades, além de uma grande campanha virtual.

Vale ato com nariz de palhaço, festa-protesto de aniversário dos 3 anos sem reajuste, mural de apoiadores da campanha, paralisação do seu laboratório por 1h, coleta de moedas para garantir o orçamento do MEC e do MCTI para aumentar o valor das bolsas, debates, moções de apoio, etc.

Twittaço do #reajustedebolsasja

Nosso Twittaço da hashtag #reajustedebolsasja será na quinta-feira, dia 22 de setembro.

Envie seu vídeo-depoimento

Grave uma mensagem pelo reajuste das bolsas. Pode ser via webcam, celular, máquina fotográfica, enfim, o fundamental é que você grave. Termine com a frase "Reajuste de Bolsas Já!". Envie para reajustedebolsasja@gmail.com e também para os perfis da ANPG no Twitter (@anpg) e o no Facebook (Associação Nacional de Pós-Graduandos).

Enxurrada de e-mails a autoridades

Por fim, ajude a fazer uma enxurrada de e-mails ao Poder Executivo apresentando a nossa pauta. Confira o texto padrão e os endereços de e-mail de autoridades que devem dar resposta sobre uma política de valorização das bolsas no www.anpg.org.br.

· Mobilize uma ação da campanha na sua universidade e envie as informações para reajustedebolsasja@gmail.com.

· Baixe materiais da Campanha de Bolsas

· Assine e divulgue o abaixo-assinado pelo #reajustedebolsasja

· Participe da enxurrada de e-mails (informações no www.anpg.org.br)

· Siga a ANPG no Twitter (@anpg) e no Facebook (Associação Nacional de Pós-Graduandos)

Mobilize!

Elisangela Lizardo

Doutoranda em Educação, História, Política, Sociedade na PUCSP

Presidente da ANPG

CONTATOS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário