quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Dia Mundial Sem Carro 2011



Na próxima quinta-feira, 22 de setembro, diversos países comemoram o Dia Mundial Sem Carro, e cada cidade organiza atividades para que as pessoas reflitam sobre a questão de mobilidade. Em São Paulo, é uma oportunidade para moradores, visitantes e turistas que vêm a São Paulo utilizem meios de transporte diferentes disponíveis para conhecer a cidade.

Afinal, o próprio conceito de turismo pressupõe o deslocamento de uma pessoa de um ponto a outro. E nada melhor do que visitar e conhecer de perto os pontos turísticos de uma cidade e não através do vidro de um veículo.

Roteiros a pé
Uma das formas para aproveitar a cidade e ter contato mais próximo com as pessoas são os roteiros feitos a pé, já que há muitas regiões que favorecem essa modalidade. A área do centro histórico de São Paulo, por exemplo, permite que muitas atrações sejam visitadas com simples caminhadas pelo fato de serem próximas: Catedral da Sé, Centro Cultural da Caixa, Pátio do Colégio e Mosteiro São Bento são apenas alguns dos lugares possíveis de se conhecer.

A rua Augusta concentra vários bares, baladas e casas noturnas que podem ser frequentados em sequência sem necessidade de veículos motorizados. Já para quem curte cultura pode andar pela Avenida Paulista com diversos pontos de interesse, ou então apreciar a cultura oriental no bairro da Liberdade. Confira estes e outros roteiros a pé neste link.


São Paulo sobre duas rodas
Se você gosta de explorar a cidade sob um outro olhar, a bicicleta dá a liberdade necessária para ter novos ângulos, e ainda permite percorrer trechos mais longos do que uma caminhada.

Aos domingos, por exemplo, uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo estimula as pessoas a andar de bicicleta na ciclofaixa, que liga quatro parques da cidade em vias exclusivas para as magrelas. No meio do percurso, é possível parar em lojas, praças e outros lugares que só a mobilidade da bike oferece. E até mesmo mudar de caminho e criar sua própria rota.

Durante a Semana da Mobilidade, diversas atividades já estão agendadas. Veja mais alguns destaques da programação e programe-se para participar:

Terça-feira, 20 de setembro

18h - Desafio Intermodal de São Paulo: espécie de competição para comparar os tempos de viagem feitos por diferentes veículos e modos de locomoção – que vai do helicóptero, carro e moto, passando por integração entre meios de transporte como ônibus e metrô até caminhada, bicicleta e cadeirantes. O percurso vai começar na Praça General Gentil Falcão (próximo à Av. L.C.Berrini) e vai chegar no prédio da Prefeitura de São Paulo, no Viaduto do Chá.

Quarta-feira, 21 de setembro

10h às 12h30 - Lançamento da Pesquisa Nossa São Paulo / Ibope sobre mobilidade urbana: o estudo aponta diferentes abordagens relacionadas à mobilidade na cidade de São Paulo.
Local: Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo
End.: Viaduto Jacareí, 100 – 8º andar – Bela Vista

10h30 - Audiência pública sobre a Lei das Ciclovias: discussão sobre o projeto de lei 655/2009, que altera a lei 14.266, de 6 de fevereiro de 2007 e fará revisão da lei das ciclovias em São Paulo.
Viaduto Jacareí, 100, 1º andar, Sala Prestes Maia (Plenarinho)

Quinta-feira, 22 de setembro

Para a data em que é celebrada o Dia Mundial Sem Carro, há muitas atividades programadas para o dia todo.

7h30 às 10h - Café da manhã coletivo para quem passar de bicicleta na Praça do Ciclista (Av. Paulista com a Rua da Consolação). Atividade promovida pela Ciclocidade.

15h às 18h – Vaga Viva: no espaço ocupado por carros estacionados na rua, pessoas podem se sentar para ler um livro, descansar e contemplar a paisagem. Também haverá atividades como oficina de stencil e de mecânica de bicicletas do coletivo Mão na Roda.
Local: Rua Padre João Manoel (altura do número 50, próximo à esquina com a Av. Paulista e ao lado do Conjunto Nacional).

19h – Bicicletada especial do Dia Mundial Sem Carro: coincidência de diversos ciclistas que fazem pedalada pelas ruas de São Paulo e, eventualmente, passa por vários pontos turísticos da cidade. Saiba mais.
Local: Praça do Ciclista (Av. Paulista com a Rua da Consolação)

19h – Sessão de cinema: cine-debate com exibição do filme "O caminho das nuvens" seguido por debate com Soninha, Paulina Chamorro, Marcos Lopes "Nenê" e participantes.
Local: Campo do Astro
End.: Rua Manuel Bordalo Pinheiro, 30 - Pq Sto Antônio


Sexta-feira, 23 de setembro – Ciclocine

Exibição de curtas e um longa-metragem no Museu da Imagem e do Som (MIS) que falam sobre bicicleta em cidades. Haverá exposição fotográfica sobre o mesmo tema.

19h – Coquetel de Abertura e premiação do “I Concurso de Fotografias Ciclocidade”: exposição com as 15 melhores fotos premiadas sob a curadoria de Paulo Varela.

20h45 – Exibição do filme “With My Own Two Wheels”, de Jacob Seigel-Boettner (48 minutos)

21h40 – Apresentação do curta “1/2Lab” (20 min.)

Local: Museu da Imagem e do Som
End.: Avenida Europa, 158 – Jardim Europa

Sábado, 24 de setembro – Ciclocine

14h30 – Filme “Massa Crítica”, de Helena Krausz (18 min.)
15h – Filme “Share the Roads”, de Andressa Nozue (35 min.)
16h – Filme “Entre Rios”, de Caio Silva Ferraz (25 min.)

Local: Museu da Imagem e do Som
End.: Avenida Europa, 158 – Jardim Europa

Domingo, 25 de setembro

A partir das 11h - Feira de troca de peças de bicicleta: além da interação com outros ciclistas, haverá atrações artísticas promovidas pelo coletivo Reviramundo, grupo que atua nas áreas de direitos humanos, cultura, educação, sustentabilidade, meio ambiente e direitos indígenas.
Local: Espaço Urucum
End.: R.Cardeal Arcoverde, 1598 – Vila Madalena
Preço: R$ 10

Confira mais atividades e programações da Semana da Mobilidade nos links abaixo:

http://vadebike.org/2011/09/mes-da-mobilidade-em-sao-paulo
http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/semanadamobilidade#programacao
http://www.ciclocidade.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário