domingo, 14 de agosto de 2011

Los 15 años en Mexico: uma observação mais que participante.

O México é um lugar encantador. Não raras as vezes que me sinto em casa, mas com um detalhe: é um conflito porque as vezes sinto esse lugar como sendo o Brasil a 20 anos atrás e em outros momentos um futuro do que nos espera.


Esses dias fui numa festa de 15 anos e foi exatamente isso que experimentei. A filha da prima da minha amiga Luci fez aniversário e ela me fez o convite pra acompanhá-la. Foi um prazer! A Luci é uma dessas pessoas lindas que a vida te apresenta e te fazem sentir melhor por toda gentileza e carinho com que trata as pessoas. Essa mulher merece um texto a parte, então voltemos aos fatos da semana passada. Porque as celebrações dos 15 anos ainda são verdadeiros acontecimentos! As famílias gastam o que tem e o que não tem para esse dia e a coisa é planejada nos menores detalhes. Depois do casamento, esse é um momento muito importante. Em parte se assemelha aos 15 anos pelas terras tupiniquins, ou ao que já foi.... A comida é uma repetição quase idêntica de caldo, massa e um assado, e claro com muita cerveja e uma tequilinha pro santo. O que quero dizer é que você sabe quase tudo que te espera, além do vestido de gala da moça e muita gente de terno, gravata e vestido longo.

Pois bem, a recepção vai acontecendo e tudo caminha numa enorme formalidade como manda o figurino. Flores, comida boa, birita e gente contente. Tô no Brasil! Eis que... Mas o que é isso que vai começar a tocar? E para não ter dúvida que estou em terras mexicas, aí vem os mariachis! A música é inconfundível e a roupa e o sombrero nem se fale! A coisa é raíz e a música dura mais de uma hora com os clássicos vindos da Cidade do México e norteños. Dançamos algumas, cantamos outras e a família se afoga em lágrimas. São gentis e querem que você se sinta bem. Muchas gracias!

Depois dos mariachis uma sequencia de salsa e cumbia que me ajudam a ter certeza que já sou quase candidato a bailarino do Rick Martín! Certo, certo, não é pra tanto, mas que tô melhorando isso sei que sim... A gente se descabelou, suou, bebeu e se divertiu bem. E depois disso tudo, a aniversariante nos brinda com uma de suas “performances”. Reza os “usos y costumbres” aqui que a aniversariante pode e deve fazer, além da valsa com o pai e os padrinhos, uma apresentação de algo muito particular. Ela cria uma coreografia surpresa! É um momento extremamente solene, onde todos silenciam, observam atentamente o que irá acontecer, seus desdobramentos e o final. Qualquer coisa pode acontecer. Nessa noite a jovencita junto com outros amigos elaboraram um mistura de hip hop, Shakira e mais uma tonelada de coisas do pop mexicano que não me lembro agora. Recordo que ela trocou de roupa muitas vezes, tanto de vestidos de gala como pra dançar no fim da noite. Foi surpreendente! Depois foi só norteñas e mais salsa.

E evidentemente esse não foi o fim da noite. Eu, já quase membro da família, aceito o convite dos primos pra seguir o desmadre. Agora sim me sinto o próprio Tin Tan e me acabo no antro até o dia clarear. Ainda bem que a tequila era boa, assim la cruda não te maltrata muito no dia seguinte... Fiquei pensando nas semelhanças e diferenças entre México e Brasil. Talvez tenha que fazer uma lista sobre isso, mas com certeza as festas de 15 anos são um bom exemplo pra começar.


Preparando para a festa.
Com a aniversariante e os primos.
Com o pai da moça.
Luci!
O som tradicional.
Acho que já vi isso em algum lugar...Hasta la victoria siempre!
Como gastar o dinheiro da bolsa...
... trabalho de campo.


Um comentário:

  1. Gostei da sugestão de como gastar o dinheiro da bolsa e do seu trabalho de campo.kkkk
    O meu primeiro trabalho de campo foi fazer uma galinhada para o povo da capoeira angola daqui!. kkkkkkkkkkk
    grande beijo

    ResponderExcluir